A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, promove nesta quarta-feira, 8, as aulas magnas dos cursos de Letras e Pedagogia. Os eventos ocorrerão, simultaneamente, a partir das 19h, sendo a aula magna de Pedagogia realizada no auditório do câmpus e a de Letras, na Câmara Municipal de Araguatins. Os eventos marcam o início do semestre letivo 2023/1 e contarão com palestras e atividades de integração entre os acadêmicos dos diferentes períodos.
Com o tema: “O perfil do profissional de Letras que a Unitins deseja entregar para a sociedade”, a Aula Magna de Letras tem por objetivo integrar os alunos com as práticas e a realidade da profissão. “A nossa proposta é mostrar as habilidades e as competências que os profissionais de Letras deverão desenvolver durante a trajetória dos quatro anos de curso. Os desafios que vão enfrentar e o que podem oferecer à comunidade”, disse o coordenador de Letras, Victor Fernandes Borges. O evento contará com falas das professoras doutora Denyse Mota, doutora Luama Sócio e mestre Kathianne Carneiro.
A Aula Magna de Pedagogia, por sua vez, tem o tema: “Linhas e Entrelinhas: Pedagogia para que, por que e o que fazer?” e terá palestra da professora mestre Miliana Augusta. A ideia é que os acadêmicos desenvolvam a sensibilidade, capacidade para resolução de problemas, descobertas e a criatividade, por meio de atividades práticas que buscarão evidenciar os desafios e necessidades do curso e da profissão, como explica a coordenadora do curso, Aquenubia Gonçalves. “O nosso intuito é instigar os acadêmicos, tanto calouros quanto veteranos, sobre a real função do pedagogo na sociedade e sua importância. E, para isso, acreditamos que seja fundamental essa vivencia”, explicou.