Esta semana, durante os dias 7, 8 e 9 de agosto, o prefeito Aquiles da Areia (PP) e a Secretaria Municipal de Saúde, receberam a visita técnica das assessoras da Secretaria de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde.
Foi um momento de imersão para a compreensão e o diagnóstico situacional da rede de atenção primária à saúde municipal com vistas a reorganização dos serviços existentes e a sua ampliação, para facilitar e melhorar cada vez mais o acesso dos araguatinenses as ações e serviços de saúde neste nível de atenção, tornando a APS, de fato, a coordenadora da rede de atenção à saúde e a ordenadora do cuidado.
Na ocasião, também houve reunião com gestores municipais de saude da região para esclarecimentos e pactuações sobre as Equipes Multiprofissionais Ampliadas na modalidade intermunicipal e Araguatins será um dos polos para essas equipes na região de saúde bico do papagaio.
A equipe técnica do Ministério da Saúde também visitou a área onde será construído o Hospital da Mulher e Maternidade de Alto Risco, um serviço de grande porte e alta complexidade que será implantado em Araguatins e será referência para todos os municípios da macrorregião norte do estado do Tocantins. (Ascom)