Café Biquito
segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

ARAGUATINS: Aldivino recebe medalha

19
23 de dezembro de 2010

No dia 15 de dezembro, o Professor Aldivino foi condecorado pelo Governo Federal, no auditório do MEC em Brasília, com a Medalha Nilo Peçanha, pelos relevantes serviços prestados ao Brasil, na área do Ensino Profissional.

Tal Comenda comemora o Centenário do Ensino Técnico Profissional Brasileiro. Essa grande jornada teve início em 23 de setembro de 1909, quando o Presidente Nilo Peçanha assinou o Decreto nº 7.566, criando 19 “Escolas de Aprendizes Artífices”, destinadas ao ensino profissional primário e gratuito para os “desafortunados” (órfãos, abandonados, etc).

A trajetória do Professor Aldivino, na área do ensino profissional, teve início em 1973, na cidade de Pedro Afonso, quando lá esteve chefiando uma equipe do Projeto Rondon, oriunda de São Paulo-Capítal. Aldivino atuou em Guaraí e Pedro Afonso por 45 dias, chefiando uma Equipe do Projeto Rondon, nos meses de janeiro e fevereiro de 1973. Retornou à sua sede em São Paulo e no mês de abril do mesmo ano, resolveu interiorizar-se em Pedro Afonso. Lá chegando, lecionou história, inglês, português e todas as disciplinas da área do ensino Normal, no Colégio das Freiras em Pedro Afonso. Logo foi nomeado para o cargo de confiança de Superintendente Regional de Educação e Cultura, ocasião em que fundou o Colégio Estadual Agrícola de Pedro Afonso, naquela época, denominado de Escola Agro-Artezanal. Em 1974, com a ajuda do então Deputado Federal José Wilson Siqueira Campo, conseguiu que o Governador Leonino Di Ramos Caiado, reconhecesse oficialmente a Escola, que funciona normalmente, até os dias de hoje.

Em 1975, Aldivino ingressou no MEC, através da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI) que o designou para dirigir a Escola Agrotécnica Federal de Urutaí-GO, onde permaneceu até, 1980. Em seguida, continuou dirigindo Escolas Agrotécnicas, até sua aposentadoria em 1998 (EAFs de Cáceres-MT, Salinas-MG, Araguatins-TO e Colorado do Oeste-RO). Além disso, o MEC designou-o para implantar e dar assistência pedagógica às Escolas Agrotécnicas de Boa Vista-RR e de Codó-MA.

Aposentado em 1998, após 24 anos de atuação na educação profissional, sempre como gestor,  foi convocado pelo Governador Siqueira Campos para assumir uma função de Confiança no Governo do Estado, como Assessor Especial. Ajudou a implantar o PROVIDA e logo após, foi nomeado como Assessor Especial para Acompanhar o Processo de Implantação da Escola Técnica Federal de Palmas. Nesta época, início de 1999, a ETF-Palmas estava com suas obras completamente paralizadas. O Prof. Aldivino deslocou-se diversas vezes a Brasília, onde foi recebido pelo Ministro Paulo Renato. Preparou um extenso e detalhado relatório sobre as necessidades orçamentárias para a continuidade das obras e  aquisição de  equipamento da ETF-Palmas e com a ajuda do Governador Siqueira, dos Senadores e Deputados Federais do Tocantins, conseguiu que o Ministro Paulo Renato liberasse a verba necessária. No início do ano de 2000 Aldivino concluiu esta missão que Siqueira lhe havia confiado.

Com a absoluta certeza do dever cumprido, Aldivino deu por encerrada sua estadia em Palmas, mudou-se e fixou-se em Araguatins, onde vive com seus familiares. (Assessoria de imprensa do Professor Aldivino)

Inscrever-se
Notificar de
guest
19 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Irene Schilder
Irene Schilder
15 anos atrás

Parabens mais uma vez, professor Francisco, pelo visto todos que te apoiam tem razão, você está onde está, não é por acaso, e sim porque é merecedor. Grande abraço.

Marcelino Constantino Marques
Marcelino Constantino Marques
15 anos atrás

Parabens, amigo Prof. Francisco.

Nós aqui de Pedro Afonso estamos orgulhosos.

Consideramos o Sr. um Pedroafonsino. Morou aqui por 02 anos e fez muito por nossa educação.

Esta honraria, que é a medalha Nilo Peçanha, foi mais que merecida.

Abraços,

jMAGRÃO
jMAGRÃO
15 anos atrás

NINGUÉM PODE ALEGAR QUE o Aldivino não mereceu esta homenagem, feita a apenas 100 brasileiros privilegiados.

Parabéns professor!

Joaquim Simão Monforte
Joaquim Simão Monforte
15 anos atrás

A HOMENAGEM QUE O GOVERNO LHE FEZ FOI MAIS QUE MERECIDA.

PARABÉNS ALDIVINO!

DO SEU AMIGO SIMÃO, VULGO ALEMÃO.

ABRAÇO-O E PARABENIZO-O EM NOME DE TODOS OS PEDROAFONSINOS.

JOÃO S.MARQUES
JOÃO S.MARQUES
15 anos atrás

SOU PAI DE UM FORMANDO.

XISCORDO DO COMANTARISTA ANTERIOR.

PARABENS PROF. ALDIVINO E OBRIGADO PELO DISCURSO. REPRESENTOU O GOVERNADOR Á ALTURA.

Jectewr
Jectewr
15 anos atrás

A Leidiane tem razão o discurso do aldivino na EAFA, foi longo, sem fundamentação e sem coesão…

Jectewr
Jectewr
15 anos atrás

Sr José Sales vc não sabe nada da História da EAFA, dizer que esse cidadão implantou SOZINHO… São Um Bando de babão, que querem tirar proveito do sucesso do outro. Se o TO é Terra de um povo invejoso, covarde, corrupto e ganancioso, é porque vc mora aqui. Pega os trapos e vai embora FDP.

doido
doido
15 anos atrás

Aproveitando a audiencia do espaço. rsssssssssssss, gostaria chamar a atenção da juventude e povo em geral, principalmente aqueles que usam o cais no momento de lazer. Vamos parar de jogar sujeira cais abaixo, pois a beira rio estar uma imundicie(bando de sebosos). E, as autoridades queiram por gentileza providenciar limpeza e colocar tambores para coleta lixo. Fuiiiiiiiiiiii…………..

jOSUÉ -GUARAÍ
jOSUÉ -GUARAÍ
15 anos atrás

FINALMENTE O MESTRE ALDIVINO FOI RECONHECIDO NACIONALMENTE.

ABRAÇOS, VELHO GUERREIRO!

josueli scotland milfford
josueli scotland milfford
15 anos atrás

É DE FATO UMA BIOGRAFIA FANTASTICA.

ARAGUATINS DEVERIA APROVEITAR MELHOR ESTE POTENCIAL.

O FATO DESTE PROF. TER REPRESENTADO O GOV.SIQUEIRA É MUITO RELEVANTE.

História anterior

Atleta nascido em São Sebastião é convocado para Seleção de Canoagem

Próxima história

TOCANTINS: Deputados estaduais aprovam salário de R$ 20 mil