![](https://www.folhadobico.com.br/wp-content/arquivo/2023/04/3-12.jpg)
Na noite de sexta-feira, 21, a Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) realizou a posse dos membros da Nova Diretoria que irão dirigir a entidade até 2026, com o intuito de promover o cultivo e divulgação da literatura.
Os novos membros diretores foram empossados em cerimônia realizada no anfiteatro da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, em ato solene conduzido pelo Presidente da Academia de Letras Alexandre Brito, que foi reeleito para comandar a agremiação literária até 2026, juntamente com os demais membros.
A Acalanto nos últimos anos tem alcançado uma grande importância social para a cultura tocantinense, com o incentivo à publicação de várias obras de escritores locais, apoio aos imortais da Acalanto no lançamento dos seus livros e participação ativa nos eventos, projetos e programas culturais da região.
Recentemente foram realizadas, sob a tutela da Academia, diversas ações com o intuito de difundir a arte literária para o maior número possível de pessoas, a exemplo de ampla divulgação das atividades da organização nas Redes Sociais, as valiosas parcerias com os Programa Viver Bem, comandado pelo médico, escritor e imortal da Acalanto Nelson Ferreira e o Programa Chega Mais, também apresentado por um imortal da Academia Arézio Sotto, além de vários outros métodos como as palestras e rodas de conversas nas escolas da cidade de Araguaína.
A posse dos novos membros da diretoria da Acalanto aconteceu na data que celebra os 21 anos de criação da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, idealizada pelo fundador José Francisco da Silva Concesso, um dos escritores mais importantes do Brasil, que radicado em Araguaína desde a década de 50, tinha uma imensa atenção pelos assuntos literários da nossa região.
Diretoria da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína
A nova diretoria, escolhida em Assembleia, conta com a colaboração dos imortais Alexandre Brito – Presidente; Edson Gallo – Vice Presidente; Secretário Executivo – Eudis Queiroz; Diretora Social – Symone Elias; Diretora Financeira – Denise Alves; Diretor Patrimonial – Zequinha Decolores; Diretora Correspondente – Martha Vieira; Diretor de Ações Escolares – José Manoel Sanches; Diretor de Imprensa e Comunicação – Luís Poeta; Diretora de Artes e Eventos – Valéria Elias; Diretor da Academia de Letras Mirim de Araguaína (ALMA) – Leomar Alves; Diretores Institucionais Academia de Letras Juvenil de Araguaína (ALJUVA) – Edson Gallo e Symone Elias.
Os membros do Conselho Fiscal estão sob o comando do trio de titulares Nelson Ferreira, Luiz Aparecido e Professora Rosa Maria, como suplente está a Professora Eurlene Arruda.
O Conselho de ética é gerenciado pelos imortais Luiza Silva, Rozilda Euzébio, Levi Beltrão, Sueli Marques. Os suplentes são Jackson Brandão e Rita Daiyrã. (Luís Alves Ribeiro)