- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 25 / março / 2025

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUAÍNA: Cidade registrou 38 mortes no trânsito em 2024

Mais Lidas

Em Araguaína, o Programa Vidas no Trânsito (PVT), que integra órgãos de trânsito, segurança e saúde em níveis municipal, estadual e federal, divulgou o balanço de 2024 com 38 óbitos no perímetro urbano – área equivalente a 74,88 km de circunferência. Esse número representa uma leve alta em relação aos 36 óbitos registrados em 2023, mas uma melhora se comparado aos 51 de 2022, quando se iniciou a compilação dos dados. Segundo Terciliano Gomes, presidente da ASTT, os resultados refletem os esforços contínuos das autoridades para aprimorar a segurança viária na cidade.

Os dados indicam que os terços final e quarto trimestre concentraram 22 das fatalidades, com dezembro registrando o maior número (8 óbitos), seguido por agosto (6) e janeiro (5). Além disso, domingo e segunda-feira se destacaram como os dias com mais acidentes fatais, com 8 e 7 ocorrências, respectivamente. O perfil das vítimas é predominantemente masculino (79%), especialmente entre jovens de 18 a 25 anos, e os motociclistas representam 71% do total.

Das fatalidades, 20 ocorreram em vias municipais, 10 na rodovia federal BR-153 e 8 na estadual TO-222. Entre os principais fatores que contribuíram para os acidentes estão o excesso de velocidade, o consumo de álcool ao volante, o desrespeito à sinalização – especialmente à obrigatoriedade de parada – e a operação de retorno em locais impróprios, fator que se evidenciou de forma mais acentuada neste ano. Mesmo com a estabilidade nas mortes, o número de acidentes com vítimas subiu 58% em relação a 2023, conforme dados do SAMU.

Instituído em 2010 pelo Ministério da Saúde sob diretrizes da OMS, o PVT tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito, que figuram entre as principais causas de morte e internações hospitalares no Brasil. A iniciativa reúne diversas entidades, como ASTT, SAMU, secretarias de saúde, hospitais, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, entre outros, e atua em uma área que se estende do distrito de Novo Horizonte a oeste, ao Jardim Paraíso a leste, passando pelo Setor Ponte ao sul e a rotatória da EMVZ, na UFNT, ao norte. Os gestores reforçam a importância da prudência e do respeito às leis de trânsito para a construção de um cenário mais seguro nas vias urbanas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias