Café Biquito
domingo, 20 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

ALETO aprova projeto de unidades regionais para saneamento básico no Tocantins

23 de novembro de 2023

Foi aprovado pelos parlamentares no final da tarde desta quarta-feira, 22, em sessões extraordinárias o projeto do Executivo que institui três unidades regionais para a prestação de serviços de saneamento básico no Estado. O objetivo é aprimorar a regionalização dos serviços com vistas à melhoria da qualidade de vida da população tocantinense, principalmente em áreas mais carentes e sem acesso adequado a esses serviços, além de também facilitar o acesso dos municípios às verbas federais.

As unidades regionais integradas serão responsáveis pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário com sustentabilidade econômico-financeira. Os municípios que aderirem à unidade regional contarão com o apoio técnico e financeiro do Estado, para estudos de modelagem de contratos de concessão ou de parceria público-privada.

A agência reguladora da unidade regional terá natureza autárquica, independência decisória e autonomia administrativa, orçamentária e financeira, nos termos definidos pela lei Federal nº 11.445/2007. E observará as normas de referência para regulação da prestação dos serviços sanitários expedidas pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual atuará como a organização pública com funções técnico-consultivas, de apoio às instâncias executiva e deliberativa da unidade regional, por meio da elaboração de estudos, laudos, pareceres e outros documentos técnicos.

História anterior

Novo Minha Casa Minha Vida beneficia Tocantins com mais de 1.500 unidades habitacionais

Próxima história

Vicentinho Júnior recebe prefeitos do Bico em semana movimentada