Em atendimento a denúncias do Linha Verde (0800-63-1155) e do Ministério Público Estadual, a equipe de fiscalização das Unidades Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Araguatins realizaram operações com o intuito de coibir crimes ambientais nos municípios do Bico do Papagaio. As ações aconteceram entre os dias 14 e 19 de setembro.
Nos dias 16 e 17 foram realizadas blitze de fiscalização no posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal no município de Xambioá, onde foram vistoriados vários veículos, mas nada de irregular foi encontrado.
Para encerrar a maratona de fiscalização, o Naturatins, em pareceria com a Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, realizou no sábado, 19, operação de fiscalização, onde localizou um acampamento dentro da mata no município de Araguatins que servia de esconderijo para os pescadores e caçadores no acampamento.
Foram encontrados 03 espingardas calibre 28 e 350 metros de redes malhadeiras que estavam sendo utilizados na prática de caça e pesca predatórias. Os infratores não foram autuados porque ao avistar os fiscais evadiram-se do local deixando todo o material e equipamento utilizado na infração. (Fábio Souza)
O NATURATINS deve exercer uma fiscalização rigoroso contra a caça.
Além de tomar as armas, enquadrar os meliantes perante os rigores da lei (cadeia).