Mais de três mil doses da vacina HPV foram aplicadas em adolescentes na faixa etária de 09 a 14 anos de idade e cerca de 20 escolas atendidas em Imperatriz, local onde tem o maior público alvo da vacina.
Segue durante o mês de abril a mobilização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que visa a prevenção do câncer do cólo útero. A aplicação das vacinas para quem está tomando a primeira dose em 2015 está sendo disponibilizada nas escolas.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro informa que a campanha tem seguido as diretrizes do Ministério da Saúde e que já tem conseguido bons resultados. “Nossa logística de aplicação e de esclarecimento a respeito da importância e do esquema de vacinação tem nos proporcionado avanços em relação a meta prevista. Até o momento já conseguimos vacinar mais de três mil jovens, passando por cerca de 20
escolas”, ressalta.
Socorro explica que as equipes da Semus está passando pelas escolas por meio de agendamento de acordo com a logística definida que prevê os melhores dias e horários mais adequados tanto para a secretaria quanto para as escolas. Na oportunidade, a equipe está vacinando também as garotas que já tomaram a primeira dose e que estão no tempo de tomar a segunda, mas que não foram a uma Unidade Básica de Saúde. (iMirante)




