Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Famílias do MST ocupam Fazenda Araguarina em Fortaleza do Tabocão

Noticias Relacionadas

Sem título1

Cerca de 300 famílias do Movimento dos Trabalhos Sem Terra do Estado Tocantins ocuparam, na manhã de terça-feira, 4, a fazenda Araguarina situada às margens da Rodovia federal – Belém Brasília (BR-153) a 18 KM de Fortaleza do Tabocão. A propriedade pertence à empresa Transbrasiliana e se encontra em processo de desapropriação e aquisição por parte do Governo Federal via Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para ser destinado à criação de um grande assentamento de reforma no estado.

Segundo informações preliminares do próprio INCRA, nesta área é possível promover o assentamento de 600 famílias Sem Terra da região. Em relação ao processo de desapropriação e aquisição da área, o INCRA afirma que se encontra em andamento.

No entendimento do Movimento Sem Terra, o processo de desapropriação/aquisição da referida área, já poderia está mais avançada. Para o MST, essa lentidão por parte do INCRA pode comprometer a conquista dessa área para reforma agrária, pois está havendo uma grande procura/assediamento por parte de grupos econômicos ligado ao agronegócio interessados nesta terra. Para a liderança do MST “a área passa por um momento onde está havendo uma perigosa e terrível disputa”

O MST afirma que a área reivindicada será destinada para o assentamento das famílias do acampamento Olga Benário, instalado próximo à fazenda. O referido acampamento se encontra com mais de 400 famílias acampadas devidamente cadastrada pelo INCRA esperando há quase um ano pelo assentamento.

“Nós queremos a terra para produzir e viver”, salientou uma acampada do movimento, Maria das Graças Ferreira.

Esta ação foi organizada e realizada pelo o Movimento Sem Terra com apoio da CUT e do MAB.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias