Município com alto índice de crescimento populacional em decorrência dos projetos minerais, Canaã dos Carajás sofre com as péssimas condições da estrada que liga a sede à rodovia PA-150, na região sul do Pará. Para minimizar os problemas da população, o deputado João Salame apresentou projeto que prevê a estadualização da estrada vicinal.
Por se tratar de matéria legislada exclusivamente pelo Executivo, o projeto de lei de Salame foi transformado em projeto indicativo e será encaminhado como sugestão para a governadora Ana Júlia Carepa. Para o deputado, a estadualização é necessária porque a prefeitura enfrenta dificuldades para realizar a manutenção.
A estrada VS-53 tem 45 km no trecho que vai da PA-150, na altura do Posto 70, até a sede do município. A população local denuncia que a cada inverno o tráfego fica comprometido, dificultando o deslocamento de pessoas e o escoamento da produção. “Com a estadualização, o Governo do Estado assumirá a manutenção e a conservação da estrada, respeitando o meio ambiente e proporcionando condições de trafegabilidade à população”, concluiu o deputado. (Lilia Soares Afonso)




