A SESPA – Secretaria de Estado de Saúde Pública registrou queda no número de casos notificados e confirmados de dengue até a semana epidemiológica 9 (SE9) de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira (12) o diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, Amiraldo Pinheiro.
Segundo ele, de janeiro até a primeira semana de março de 2010 o Pará teve notificados 621 casos de dengue de todos os tipos, contra 4.580 notificados no mesmo período de 2009. Foram confirmados 75 casos de dengue, de todos os tipos, contra 2.117 em 2009. Nenhum óbito foi registrado este ano.
Apesar de ainda haver subnotificação de casos, como ocorreu nos anos anteriores, e os dados não estarem totalmente fechados, a redução é real.
Amiraldo Pinheiro atribui esse resultado positivo às ações do governo estadual no apoio aos municípios, das Secretarias Municipais de Saúde e da própria população, no combate aos criadouros de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
De acordo com Amiraldo Pinheiro, os 32 municípios prioritários do Plano de Contingência têm feito uma vigilância mais ativa e cumprido melhor as metas. Entre esses municípios estão os da Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará), aqueles com mais de 100 mil habitantes e os que têm apelo turístico. (Roberta Vilanova)




