A Comissão Provisória do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda foi empossada nessa sexta-feira, 11, durante a abertura do 1º Fórum Regional das Águas em Araguaína. O Decreto nº 4.906, que institui o Comitê, foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira, 10. A comissão ficará responsável por organizar a eleição e dar posse aos membros do Comitê nos próximos seis meses.
Para o diretor interino da Comissão, Agrest Bonival, essa é uma demanda que há onze anos vinha sendo apresentada pela comunidade. “Desde 2002, estamos lutando para a criação desse espaço. Agora temos o desafio de estruturar o Comitê e mobilizar os membros”, comenta.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Alan Barbiero, através do fortalecimento dos Comitês é possível o desenvolvimento de ações concretas para uma melhor gestão dos recursos hídricos. “A criação de mais esse Comitê amplia a participação da sociedade na resolução dos conflitos relativos ao uso da água e na proposição de novas alternativas para o uso sustentável dos recursos hídricos”, ressalta.
Fórum
O Fórum Regional das Águas acontece durante todo dia no auditório da Federação da Indústria do Tocantins (Fieto) e conta com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades). Representantes do poder público, sociedade civil e comunidade se reúnem para o debate em torno do uso racional e sustentável dos recursos hídricos.
Além de Araguaína, mais 17 municípios estão representados no Fórum: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Filadélfia, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Piraquê, Riachinho, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.
Na programação, estão atividades culturais, palestras e discussões com a comunidade sobre temas como captação de recursos, aquicultura e outorga de água, dentre outros.




