Na semana passada, no Centro de Zoonoses de Imperatriz, faltavam vacinas para a imunização de animais domésticos. Agora, o estoque de vacinas foi renovado. O centro recebeu mais de 35 mil doses da vacina antirrábica. A vacinação de animais domésticos na zona rural do município ocorre este mês.
De acordo com o Centro de Zoonoses, Imperatriz possui cerca de 22 mil cães e mais de 12 mil gatos – animais domésticos que precisam ser vacinados, anualmente, contra a raiva.
Cães e gatos são os principais transmissores da doença que pode levar à morte pessoas contaminadas em pouco tempo. Por isso, a vacinação é tão importante. A partir do dia 15 de setembro, todos os cães e gatos da zona rural de Imperatriz vão começar ser vacinados. No total, serão mais de 2.500 animais.
No Maranhão, este ano, foram registradas duas mortes por raiva humana. A vacinação de cães e gatos é a única maneira de prevenir a doença que ainda não foi controlada no pais. Após contrair a raiva, não existe nenhum tratamento que possa evitar a morte da pessoa.
A campanha nacional contra a raiva vai ser realizada no dia cinco de outubro, mas, até lá, a vacinação vai ser feita, normalmente, no Centro de Zoonoses.




