Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PRAIA NORTE: Ecoporto deve começa a operar em 2014

Noticias Relacionadas

O Ecoporto Praia Norte deve começar a operar em 2014, transportando commodities agrícolas do Tocantins para o Porto de Belém. A informação é da diretora executiva do empreendimento, Sandra Kramer, que deu início, na última semana, ao processo de autorização para construção e exploração da Estação de Transbordo de Cargas (ETC) do Ecoporto de Praia Norte junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A ETC do Ecoporto de Praia Norte teve a ordem de serviço para início da execução de parte dos serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial, publicado esta semana no Diário Oficial do Estado (DOE). O empreendimento está localizado no município de Praia Norte, às margens do Rio Tocantins. Segundo Sandra, as obras previstas na ordem de serviço devem ser iniciadas a partir do próximo dia 15, com estimativa de entrega em 90 dias após o início.

“Após os serviços de terraplanagem e pavimentação, serão construídos galpões, silos, o que deve ser feito pela iniciativa privada até o próximo ano. Estamos em negociação com uma empresa que atua na comercialização de commodities agrícolas e que pretende iniciar o escoamento por Praia Norte já em 2014”, adiantou Sandra.

A diretora executiva da empresa explicou que, a navegação do Ecoporto de Praia Norte até o Porto de Belém pode acontecer durante 6 meses do ano (janeiro a junho), o que contribui para o início do transporte de commodities agrícolas, mesmo antes . “O objetivo é fazer o transporte da produção agrícola da região do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], que busca uma alternativa para escoamento com preço mais reduzido”, pontuou.

Segundo ela, além do transporte de commodities e outros produtos, o Ecoporto de Praia Norte também deve funcionar como um entreposto fiscal para produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). O Governo do Tocantins assinou em dezembro do ano passado, um protocolo de intenção com o estado do Amazonas com foco na instalação do entreposto fiscal em Praia Norte.
”O entreposto de Praia Norte será uma extensão da ZFM e temos várias empresas interessadas em participar da licitação desse espaço”, destacou Kramer.

Projeto

O Ecoporto de Praia Norte está sendo viabilizado a partir de um termo de cooperação assinado entre o governo do Tocantins e a empresa Ecoporto de Praia Norte, que pertence ao grupo Eurolatina. O acordo prevê o investimento de R$ 7,2 milhões por parte do governo tocantinense que serão aplicados em infraestrutura básica, e mais de R$ 23 milhões da iniciativa privada para construção de piers para embarque e desembarque de produtos, galpões, acessos, trevos, pátios, infraestrutura de alimentação, saúde, guindastes, entre outras obras de infraestrutura.

Empreendimento

Fundada no ano de 2010, a Estação de Transbordo de Carga Ecoporto Praia Norte é uma empresa de sociedade anônima de capital fechado. Localizada na Avenida Portuária n° 200, bairro Industrial, no município de Praia Norte, com área total de aproximadamente 744.011 m², na margem esquerda do Rio Tocantins, à aproximadamente 600 km de Palmas. O empreendimento será construído em oito fases. (JT)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias