Foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), a primeira reunião da comissão organizadora da II Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será realizada em Belém em agosto deste ano. A Conferência Estadual é uma prévia da Conferência Nacional, que vai ocorrer em Brasília, em outubro de 2013. Tanto na Conferência Estadual como na Nacional serão discutidas diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a reforma agrária e a agricultura familiar.
A comissão estadual é formada por representantes da Secretaria Executiva do Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/Sagri), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Delegacia Adjunta do Desenvolvimento Agrário (DFDA-PA/MDA), da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri) e da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf).
Na reunião foi aprovada uma proposta de calendário das 12 Conferências Territoriais, que irão ocorrer nos Territórios da Cidadania paraenses, entre junho e agosto deste ano. Outros municípios interessados também podem fazer as suas conferências e encaminhar as resoluções ao conselho. A proposta de calendário se inicia com a conferência nos Territórios Nordeste, em São Miguel do Guamá, e Sul, em Redenção, no dia 11 de junho; e prossegue no Sudeste, em Marabá, e Entorno Tucuruí, em Goianésia, dia 13 de junho; Baixo Tocantins, em Moju, e Nordeste I, em Capanema, dia 18 de junho; Marajó, em Belém, dia 20 de junho; Transamazônica, em Medicilândia, dia 6 de agosto; Metropolitana, em Belém, e Salgado, em Castanhal, dia 8 de agosto; e se encerra com os Territórios BR-163, em Itaituba, e Baixo Amazonas, em Santarém, no dia 13 de agosto.
Nesta quinta-feira, dia 18, a comissão volta a se reunir na Sagri para discutir e aprovar as subcomissões que irão trabalhar nos preparativos para a Conferência Estadual. Também será levado à votação o documento com a resolução que oficializa a Conferência, que será encaminhado ao presidente do CEDRS, o secretário de Agricultura do Estado, Hildegardo Nunes, para aprovação. (Dede Mesquita)




