Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, fevereiro 1, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto de crédito dobra produção de milho e expande pastagem em Itupiranga

Noticias Relacionadas

Um trator adquirido em janeiro deste ano por meio da linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), deve ajudar o agricultor Edmilson Costa, da comunidade Rancho Rico, em Itupiranga, no sudeste do estado, a mais que dobrar a produção de milho este ano. A estimativa para colheita é de 18 toneladas.  O projeto de crédito, o primeiro de maquinário do Mais Alimentos no município, foi elaborado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e aprovado pelo Banco da Amazônia. O valor total de quase R$ 130 mil incluiu, além do veículo, um debulhador e ensacador de milho e uma grade aradora.

A mecanização também tem sido utilizada para recuperação ou implantação de pastagem de um sistema de integração lavoura-pecuária, pelo qual zonas degradadas vêm sendo transformadas com plantio rotacionado ou sucessivo de capim mombaça e grãos. O rebanho na propriedade é de 60 matrizes e três reprodutores da raça girolando. Com o trator, o agricultor conseguiu expandir a área de cultivo integrado dos iniciais dois hectares para os atuais 12. A idéia é que a adoção de tecnologias permita, em médio prazo, o melhor aproveitamento da propriedade total, que tem 170 hectares.

O crédito rural é um dos principais instrumentos de apoio à agricultura familiar. Só em 2012, a Emater em Itupiranga intermediou R$ 1,5 milhão do Pronaf Mais Alimentos para cerca, curral e gado. Outros sete projetos para pecuária deverão ser liberados até julho. (Aline Miranda)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias