O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou na tarde desta sexta feira, 5, o 1° Seminário de Educadores SENAR Tocantins 2013. O evento foi realizado no Auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e reuniu mais de 300 pessoas, entre educadores, instrutores e presidentes de Sindicatos Rurais de todo o Estado.
O Seminário está na sua primeira edição e tem o objetivo de fortalecer relações entre os educadores e a instituição, além de promover discussões de temáticas importantes de interesses comuns. Os participantes do evento foram agraciados com palestras de renomados profissionais, entre eles, o Presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (ADTUR), Omar Hennemann, que falou de motivação, determinação e dos caminhos para o sucesso profissional.
Hennemann enfatizou, ao final de sua apresentação, a importância dos educadores para o sucesso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego (PRONATEC). ”A motivação faz parte do sucesso, e vocês representam a base do PRONATEC Rural”, afirmou.
Em seguida, a jornalista, Cristiana Lobo, falou de Comunicação na Era Digital e trouxe dados importantes da internet no Brasil. Cristiana disse que o País ocupa o quinto lugar no mundo com maior número de internautas, atualmente, somamos 94,2 milhões de internautas. Isso implica no extraordinário número de adeptos às redes sociais.
O evento contou também com a participação do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (FAEG) e Diretor Financeiro da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schereiner, que ministrou uma palestra com o tema, Representação Sindical – uma política de Resultados. O presidente enfatizou a importância da parceria dos sindicatos rurais aos educadores do PRONATEC, no sentido de divulgar e partilhar das ações do Programa.
A Presidente do Sistema CNA/SENAR, senadora Kátia Abreu, fez uma contextualização do agronegócio brasileiro, falando sobre exportação, trazendo números da agricultura brasileira. Na oportunidade, a senadora falou da importância do empreendedorismo nos cursos do PRONATEC, para que o produtor possa administrar bem sua propriedade e evoluir. “O nosso PRONATEC – Rural é o único que possui uma carga horária de noções de Empreendedorismo.’’
Programa
O Secretário Executivo do SENAR Nacional, o Doutor Daniel Carrara anunciou a grande novidade da tarde, o lançamento do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, do SENAR Nacional. As ações começarão a serem implantadas no Tocantins ainda neste semestre, com o objetivo de oferecer treinamento e assistência técnica aos produtores rurais que produzem leite. A Senadora adiantou que já tem garantido um recurso da ordem de R$ 11 milhões, para investir em cinco mil famílias no Estado. A meta, até o fim do ano é capacitar 12 mil produtores de leite. “Nós vamos treinar e expandir 12 mil produtores no Estado, reabrir laticínios e vamos começar as ações em 30 municípios do Estado, que já tem laticínios em funcionamento” afirmou a senadora.
Encerrando o evento a Coordenadora do PRONATEC no Tocantins, Maristélia Alves dos Santos, fez um balanço do Programa em 2012 e da expectativa em formar mais de oito mil alunos neste ano. A formatura dos alunos no ano passado aconteceu no mês de novembro de 2012, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff.
Ao final do evento, os instrutores receberam, cada um, um celular com conexão a internet para uso institucional e facilitar o trabalho desenvolvido pelo SENAR.




