A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está colocando em prática o Plano Diretor de Água e Esgoto em Belém, a maior capital da região Norte do Brasil, com o objetivo de diminuir o déficit de saneamento na cidade a curto e médio prazos. O plano foi elaborado em 2004 pela Universidade Federal do Pará.
O governo Ana Júlia Carepa assumiu o compromisso de melhorar o abastecimento na capital e no interior do estado e lançou o programa Água para Todos, por meio do qual vem inaugurando obras de saneamento no Pará. Dia 22, mais duas obras serão entregues pelo governo, a duplicação da capacidade da estação de tratamento do Bolonha (ETA Bolonha) e a Captação de Água do Guamá.
Atualmente, a ETA Bolonha trabalha com a vazão de 3.200 litros por segundo. Com a duplicação essa vazão será de 6.400 l/s. A captação de água do Guamá, que hoje é de 5.300 l/s, será de 9.000 l/s. O novo abastecimento beneficiará toda a Região Metropolitana de Belém até o ano de 2028 juntamente com as ETA’s de São Brás e do 5º setor (Marco).
As obras fazem parte do programa Água para Todos, com investimentos da Caixa Econômica Federal e do Plano de Aceleração do Crescimento, que somam um montante da ordem de R$ 500 milhões. As duas obras contarão com um investimento total de R$ 56.640.765 provenientes da Caixa Econômica Federal e governo do Estado.
Melhorias
A duplicação da estação do Bolonha será acompanhada de outras ações que visam melhorar a distribuição do líquido e controlar o desperdício de água. Paralelo a ampliação da produção de água do Bolonha, a empresa investe em ações de micromedição, setorização e substituição de adutoras. Há 20 anos, esse projeto era aguardado pela população.
Desde a extinção do Plano Nacional de Saneamento (Planasa), em 1986, o setor de saneamento no estado do Pará teve uma significativa queda de investimentos, conflitando com o aumento populacional, agravando a realidade no setor de abastecimento de água.
A ETA Bolonha está sendo ampliada com tecnologia modernizada para atender o sistema de tratamento e o setor de automação dos processos operacionais, permitindo a redução de custos de operação e melhorando o processo de tratamento da água.




