Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Governadora leva o apoio do Estado ao novo arcebispo de Belém

Noticias Relacionadas

A governadora Ana Júlia Carepa visitou o novo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, no início da tarde desta quarta-feira, 3, na residência episcopal. Após a saída de dom Orani João Tempesta para assumir a Arquidiocese do Rio de Janeiro, há oito meses, dom Alberto Taveira se transformou no 10° arcebispo de Belém.

Ana Júlia Carepa disse que seu governo tem um relacionamento muito próximo com os ensinamentos cristãos, cuidando de todos mas com especial atenção àqueles que mais precisam. Ela citou obras e ações de êxito de sua gestão, como o Programa Bolsa Trabalho, a construção de residências populares, o novo planejamento para o trânsito, o atendimento aos municípios do interior, e a inclusão digital e social por meio do programa NavegaPará e seus infocentros. “De todos os inscritos, 17 mil jovens conseguiram trabalho com carteira assinada durante os dois anos do programa Bolsa Trabalho no Pará”, informou a governadora.

“Estamos levando os infocentros do NavegaPará para áreas onde a comunidade jamais poderia sonhar em ter um computador, muito menos com acesso à internet. E hoje isso já é realidade em 86 lugares, como associações de bairros, centros comunitários, creches e igrejas, onde crianças, jovens e adultos podem acessar a internet, buscar informações e se profissionalizar através dos cursos de informática básica oferecidos pelo NavegaPará”, completou.

Expectativa

Em pouco mais de meia hora de conversa, o arcebispo falou sobre suas expectativas para Belém nas áreas sociais, destacando a sensibilização de novos fiéis para a Igreja Católica e projetos em parceria com órgãos estaduais. A expectativa maior é quanto ao Círio de Nazaré. “Neste ano irei presidir a festa e conhecê-la, ao mesmo tempo”, disse dom Taveira.

A governadora apontou como um dos maiores desafios de sua gestão a integração de um Estado de dimensões continentais, que concentra na capital apenas 20% da população, enquanto os 80% restantes estão distribuídos pelos 142 municípios. “Temos outros Estados brasileiros mais populosos que o Pará, mas nenhum com essa característica de maior concentração populacional no interior, e ainda com o diferencial de que não se atravessa por todo o Estado de carro, por exemplo, como acontece em Minas Gerais”, disse Ana Júlia Carepa, citando o Estado de origem do novo arcebispo metropolitano de Belém.

Ela encerrou a visita desejando a dom Alberto que faça um bom trabalho pelos fiéis paraenses, e reforçou que o governo do Estado estará sempre presente para realizar ações conjuntas com a Igreja Católica em benefício dos mais carentes.

Acompanharam a governadora o monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, administrator da Arquidiocese de Belém nos últimos oito meses; dom Vicente Zico, arcebispo Emérito de Belém, e Pe. Ronaldo Menezes, chanceler da Arquidiocese.

Dom Alberto Taveira, 59 anos, foi nomeado arcebispo metropolitano de Belém pelo papa Bento XVI no dia 30 de dezembro de 2009, e assumirá a Arquidiocese no próximo dia 25 de março. Foi ordenado padre aos 23 anos e, em seguida, foi pároco em Minas Gerais por cinco anos. Em 1996, foi nomeado pelo papa João Paulo II o primeiro arcebispo de Palmas, capital do Tocantins, cargo que ocupou nos últimos 14 anos. (Renata Biondi)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias