Com mais de 2 mil servidores e 20 mil alunos, a Diretoria Regional de Ensino de Araguatins comemorou o encerramento das atividades escolares e fez a sua confraternização de fim de ano, com a presença do secretário da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha.
“É a escola o ambiente ideal e adequado para formar o cidadão e ajudar as famílias a educá-los. O professor sabe o que significa a doação permanente e se entrega por inteiro nesta tarefa árdua de investir na formação de um cidadão”, afirmou Quintanilha, lembrando que a sua mãe, nascida em Araguatins, também foi professora.
O secretário anunciou, entre outras ações previstas para o próximo ano, mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS), na progressão e na aposentadoria. “Queremos facilitar a progressão e a aposentadoria, premiando aqueles que se dedicaram a vida inteira à Educação. Vamos fazer tudo o que depender da Seduc para melhorar as condições de trabalho dos servidores da Educação.” E pediu a ajuda a todos para gerir a Pasta. “Apresentem as duas idéias, sugestões e críticas, para que possamos corrigir os nossos rumos e melhorar, efetivamente, a Educação.”
Ao se pronunciar, a diretora regional Lúcia Lopes de Oliveira agradeceu a todos os integrantes da “família DRE” e afirmou: “É um grupo que acredita no potencial da Educação para transformar o mundo. É um grupo resistente, que conta com as autoridades para melhorarmos mais, a cada dia, o nosso trabalho.”
O prefeito de Araguatins, Francisco da Rocha Miranda, aproveitou a presença do secretário para fazer um pedido: “Precisamos, para nossas escolas, o kit escolar completo. Para isto, temos o nosso senador, que é conhecedor da nossa realidade.”
Presentes, ainda, os deputados estaduais Amélio Cayres e César Halum, que se colocaram à disposição para colaborar nas melhorias da Educação. “Este ano, na Assembléia, voltamos diversos projetos que beneficiam os professores. A política tem que dar suporte à Educação”, disse Cayres. “Farei, com o maior prazer, tudo o que puder para melhor a situação da Educação. É com a educação que vamos superar os obstáculos”, reforçou Halum. (Célia Bretas)