Mais da metade do primeiro turno já foi disputado, e a segunda fase do Parazão 2012 chega à sua quinta rodada neste sábado (28), com apenas nove pontos a serem disputados. Curiosamente, nove pontos é a diferença entre o primeiro e o último colocado, mas o desempenho das equipes até o momento já mostra quem vai brigar pela ponta e quem deve se preocupar com o rebaixamento, e a quarta rodada foi decisiva para as pretensões das equipes.
Na abertura da rodada, as duas equipes melhores colocadas no campeonato até então se enfrentaram na terça-feira (24). O vencedor do jogo entre Cametá e Remo ficaria com a liderança, mas o empate em 2 a 2 manteve o Leão Azul na ponta da tabela. Foi a primeira partida do Cametá em que o artilheiro Rafael Paty passou em branco, e foi a primeira partida do Remo em que a desefa foi vazada, mas o resultado manteve os dois clubes invictos.
Outro tabu quebrado na rodada foi a vitória do São Raimundo, a primeira na competição. Pantera começou perdendo para a Tuna Luso, mas virou a partida e venceu por 2 a 1 o duelo realizado na quarta-feira (25) no Colosso do Tapajós, em Santarém. As duas equipes vinham de duas derrotas seguidas, e com o resultado, o São Raimundo pulou da penúltima para a quinta posição. A Tuna Luso caiu uma posição e terminou a rodada em sétimo lugar.
Ainda na quarta (25), o Águia conquistou a terceira vitória consecutiva e aumentou o clima de desconfiança que ronda o Paysandu. Em partida disputada no Estádio Zinho Oliveira, o Águia venceu por 2 a 1 e chegou a 9 pontos, conquistando a segunda posição no campeonato. O Paysandu bem que tentou iniciar uma reação, vencendo na rodada anterior após perdeu as duas primeiras partidas, mas a derrota para o Águia deixa o clube em sexto.
O terceiro jogo simultâneo da quarta-feira (25) no Navegantão, em Tucuruí. O lanterna Independente, que havia perdido os três jogos disputados até então, recebeu o São Francisco de Santarém, quarto colocado do campeonato. O Sâo Francisco até tentou a vitória que lhe deixaria a dois pontos do líder, mas cedeu o empate que garantiu primeiro ponto do Independente no Parazão. O resultado de 1 a 1 manteve as duas equipes em suas posições.
No próximo sábado (28) a 5ª rodada tem início com o jogo entre Tuna e São Francisco pela manhã no Souza em Belém, e durante a noite jogam Cametá e Águia no Parque no Bacurau. No domingo a rodada continua com o clássico entre os rivais Paysandu e Remo no Mangueirão, e é encerrada com a partida entre São Raimundo e Independente no Colosso do Tapajós em Santarém. Se os resultados ajudarem, Remo e Águia podem terminar a rodada já classificados.
5ª RODADA DO PRIMEIRO TURNO – SEGUNDA FASE DO PARAZÃO 2012
TUNA x SÃO FRANCISCO, no sábado (28) às 09h30 no Souza, em Belém
CAMETÁ x ÁGUIA, no sábado (28) às 20h30 no Parque do Bacurau, em Cametá
PAYSANDU x REMO, no domingo (29) às 16h no Mangueirão, em Belém
SÃO RAIMUNDO x INDEPENDENTE, no domingo (29) às 18h30 no Colosso do Tapajós, em Santarém. (DOL)
No segundo turno será que da Paysandu e Remo?