Viaturas sem manutenção, falta de efetivos nas ruas e diminuição dos atendentes do 190 em quase 50% são alguns dos problemas relatados pela Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Tocantins. Segundo o presidente da associação, Geovane Alves dos Santos, a categoria sofre ainda com falta de farda, que deveria ser trocada a cada seis meses. “Há anos que não vejo as fardas serem trocadas por outras novas e caso o cidadão ligue no 190 com certeza a linha estará ocupada”, mencionou.
As férias integram os descontentamento da categoria. Segundo Santos, somente tiram férias nos meses de fevereiro e julho os policiais “apadrinhados.” Segundo ele, os problemas estruturais enfrentados pela polícia afetam principalmente o palmense, como a falta de destreza e a rapidez da polícia de chegar no local da denúncia.
Em reposta aos questionamentos da associação, em nota, o Comandante do Policiamento da Capital, Messias Lopes da Conceição Júnior, disse que 10% das viaturas são encaminhadas periodicamente para manutenção.
Em relação à diminuição de funcionários efetivos, no atendimento do 190, a nota informou que uma descarga elétrica com o aparelho de ligações interferiu no atendimento. Sobre a falta de novas fardas, a nota declarou que no ano passado foi realizado um processo licitatório para aquisição dessas, no entanto as empresas solicitadas não tiveram condições de produzir a vestimenta, mas que as providências já estão sendo tomadas. Por último, o comandante enfatiza que sobre as férias existe um planejamento prévio e anual para evitar transtornos entre os membros da categoria. (Jornal do Tocantins)




