Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARAUAPEBAS: Novo sistema de integração promete reduzir tempo de viagens no transporte público

Noticias Relacionadas

A partir desta segunda-feira, 1º, os usuários do transporte público de Parauapebas, município na região de Carajás, no Pará, passam a contar com um sistema mais integrado e ágil. As mudanças incluem ajustes de rota, ampliação da integração entre linhas e aumento na oferta de viagens, medidas que devem reduzir significativamente o tempo de deslocamento dentro da cidade.

A principal novidade está na integração por meio do cartão eletrônico, disponível na Central das Cooperativas, no prédio anexo à Parada Amazônica, na PA-275. Linhas como a TA275 (Troncal), A001 (Cidade Jardim), A002 (Nova Carajás), A003 (Paraíso) e A005 (UFRA) terão seus trajetos estendidos até o ponto, permitindo que os passageiros façam conexões e ampliem seus destinos pagando apenas uma passagem.

A redução no tempo de espera entre os ônibus também deve trazer impactos positivos. Antes da linha Troncal (TA275), por exemplo, moradores do bairro Nova Carajás levavam até 2h40 para chegar à Cidade Nova. Com a nova integração, basta seguir até a Parada Amazônica e acessar a linha direta para o destino. O sistema permitirá ainda que moradores do Cidade Jardim, por exemplo, cheguem ao Nova Carajás ou ao Paraíso utilizando apenas uma tarifa.

Para facilitar a experiência, será lançado em breve o aplicativo Rota Fácil, disponível para Android e iOS. A ferramenta permitirá visualizar itinerários completos, acompanhar em tempo real a localização dos ônibus e identificar a parada mais próxima. Segundo o engenheiro mecânico e assessor da Semsi, Wigor da Paz Silva, especialista em engenharia de tráfego, a iniciativa busca transformar a mobilidade urbana. “Nosso objetivo é oferecer um transporte público mais eficiente, rápido e integrado. Essas melhorias vão beneficiar milhares de usuários que dependem do sistema diariamente, encurtando distâncias e dando mais comodidade para quem se desloca pela cidade”, afirmou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias