Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SÃO MIGUEL: Defesa Civil reforça alerta contra queimadas e pede apoio da população durante estiagem

Noticias Relacionadas

Com a chegada do período de estiagem e o aumento expressivo dos focos de incêndio, a Defesa Civil tem reforçado os alertas à população sobre os riscos das queimadas, especialmente nas regiões próximas ao Rio Tocantins. Embora o cenário também seja marcado pela movimentação turística nas praias, a atenção deve ser redobrada diante do crescimento no número de ocorrências de fogo em vegetações urbanas e rurais.

Desde o início de julho, já foram registradas seis ações de combate a incêndios no município — quatro na área urbana e duas na zona rural. Com um efetivo de apenas 15 brigadistas, a atuação da Prefeitura tem sido constante, mas depende diretamente do apoio da comunidade para prevenir novos focos. “Estamos prontos para agir a qualquer momento, no entanto, nosso efetivo é pequeno, e evitar atear fogo na mata é sempre o melhor caminho”, destacou o superintendente de Defesa Civil, Jucinaldo Coelho.

A gestão municipal tem intensificado as ações educativas com distribuição de cartazes em pontos comerciais, postagens informativas nas redes sociais e a criação de uma brigada de incêndio. A população pode denunciar qualquer foco de fogo pelo telefone (99) 99154-2189. Além de ser crime ambiental, a prática de queimadas compromete a saúde da população e causa prejuízos irreparáveis ao meio ambiente.

Entre as recomendações da Defesa Civil estão: não colocar fogo em lixo ou vegetação seca, evitar queimadas de pastagens ou restos de poda, e denunciar imediatamente qualquer foco de incêndio. A prevenção é o caminho mais seguro para proteger vidas, propriedades e o patrimônio natural do município.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias