Durante a 40ª Assembleia Geral Ordinária da CIADSETA PA-MT, realizada neste domingo, 8, em Redenção, na região de Carajás, no estado do Pará, um impasse interno culminou na emancipação de duas novas convenções: a CEADSETA-MT e a CONFRADESPA. A decisão, liderada pelo presidente da CIADSETA PA-MT, pastor Possidônio Martins Reis, expôs um racha no comando da entidade, que vinha enfrentando divergências nos bastidores.
Uma das novas convenções, a CONFRADESPA, será presidida pelo pastor Marinaldo Soares Sousa, que atuaou em Araguatins, e que era apontado como possível sucessor na presidência da CIADSETA PA-MT. Atual 2º vice-presidente da entidade, Marinaldo conduzirá a nova convenção com sede em Marabá-PA, agregando entre 400 e 500 ministros. Em entrevista ao JM Notícia, ele destacou que a CONFRADESPA será vinculada à CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) e terá liberdade para expandir suas ações em todo o estado do Pará.
“Hoje nasceu a CONFRADESPA, durante a 40ª AGO em Redenção-PA. Atuaremos em todo o Pará com total independência e nossa sede será em Marabá”, afirmou o pastor Marinaldo, que há 25 anos lidera a igreja em São Geraldo-PA. O movimento marca uma nova fase na organização da CIADSETA, mas também deixa clara a tensão e fragmentação entre os líderes evangélicos da região.