O Município de Araguatins abriu mão de sua Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), batizada de UBSF Mestre Quintino. A decisão foi do prefeito Aquiles da Areia (PP), que não conseguiu viabilizar o funcionamento da unidade.
A UBSF deveria abrigar Equipes de Saúde da Família Fluvial (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal. A UBSF tem como foco atender as populações ribeirinhas, garantindo os cuidados previstos na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
A unidade é dotada de consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, ambiente para armazenamento e dispensação de medicamentos, laboratório, sala de vacina, banheiros, expurgo, cabines com leitos em número suficiente para toda a equipe, cozinha, sala de procedimentos e identificação segundo padrões visuais da Saúde da Família, estabelecidos nacionalmente.
O prefeito Aquiles resolveu doar o equipamento de saúde para a Marinha, mas ainda não informou se o município receberá algo em troca.
Durante toda esta segunda-feira, 4, parte dos equipamentos foram retirados do barco e levados para Unidades Básicas de Saúde de alguns bairros da cidade.
A informação preliminar, é que até o próximo dia 18, a embarcação deve ser entregue a Marinha.