O ministro de Minas e Energia Edison Lobão esteve em Imperatriz neste final de semana, onde participou de encontros com lideranças do Sul do Estado. O ministro esteve reunido na residência do ex-prefeito Ildon Marques, com deputados, prefeitos, presidentes de câmaras, empresários e pecuaristas, que na oportunidade, participaram do jantar em homenagem a Lobão, que aniversariou no sábado, 5, e optou passar a data entre correligionários tocantinos, como fez questão de explicar.
“Poderia passar esta importante data em Brasília, São Luís ou em qualquer outro lugar, no entanto, fiz questão de vir para Imperatriz, comemorá-la ao lado de inúmeros amigos. Fiz esta escolha com prazer, pois sei que aqui é minha casa, foi aqui que começou a minha vida pública e nada mais natural do que estar ao lado desta gente que aprecio e admiro”, destacou.
Antes do jantar, ainda no sábado, Lobão se reuniu com os garimpeiros de Serra Pelada e anunciou medidas para que sejam definitivamente resolvidas as pendências entre a classe e o Governo Federal. O ministro percorreu as principais ruas da cidade em carreata com os garimpeiros e foi homenageado.
Investimentos
Lobão fez questão de destacar os investimentos que estão destinados ao Maranhão, como a implantação da Refinaria Premium em Bacabeira, a Suzano Papéis, em Imperatriz, Aciaria Nordeste em Açailândia e a Hidrelétrica de Estreito. “Não são promessas e sim, realidades, todos estes projetos já estão sendo implantados e em fases adiantadas, como é o caso da hidrelétrica no município de Estreito que em março de 2010 deve começar a encher o reservatório e no final do mesmo ano colocar em funcionamento a primeira turbina. São empreendimentos que já estão gerando empregos e impulsionando a economia do estado”, afirmou o ministro.
Presente ao encontro, o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Maurício Macedo, reforçou as afirmações do ministro, enfatizando a determinação da governadora Roseana Sarney junto aos investimentos no Estado.
“A governadora tem dedicado atenção especial para atrair e consolidar estes empreendimentos, bem como a vinda de outros. Um exemplo claro desta determinação é a revitalização do Distrito Industrial de Imperatriz. Abandonado há vários anos e que acabamos de abrir concorrências para dotá-lo de toda a infraestrutura necessária para receber indústrias. Serão mais de dois milhões de reais investidos nestas duas etapas”, afirmou o secretário.
Participaram do encontro ainda, os secretários estaduais Adhemar Freitas (Desenvolvimento do Sul do Maranhão); Raimundo Cutrim (Segurança); Léo Cunha (adjunto de Articulação Política); o deputado federal Bene Camacho (PTB/MA); o desembargador Mario Lima Reis; o presidente da Associação Comercial de Imperatriz, Gilson Kyt e os prefeitos: Alex Santos (São Francisco do Brejão); Emirval Macedo (Campestre do Maranhão); Adriana Ribeiro (Amarante do Maranhão), Raimundo Boca Quente (São João do Paraíso); Luiza Coutinho (São Pedro dos Crentes); Dione Alves (Ribamar Fiquene), além de vereadores, empresários, ex-prefeitos e outras lideranças políticas da Região Tocantina.




