
Uma quadrilha de “Estelionatários de Extintores” vem aplicando golpes em empresas nas cidades do Bico do Papagaio e região do Sul do Maranhão. Segundo as investigações, a quadrilha possui ramificações em Imperatriz-MA e já teriam gerado prejuízos que ainda está em levantamento pela Polícia Civil.
O Ministério Público ofereceu denúncia e notificou o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil a investigarem os casos e notificarem as empresas a fazerem boletins de ocorrência, a fim de identificarem os fraudadores de extintores e tomarem as medidas cabíveis, já que se trata de um item de segurança indispensável nas lojas e que não pode falhar em situações de incêndio que ponham em risco a vida e ao patrimônio.
Alguns detalhes nas fraudes são visíveis a olho nu, por exemplo: violação do anel de recargas quebrado e emendado com cola e pintado, selo do INMETRO tirado xérox de má qualidade, e manômetro do extintor furado para simular que o aparelho estaria com pressão normal.
O INMETRO recomenda que os lojistas de modo geral fiquem atentos e façam recargas de extintores, somente com empresas Certificadas por este órgão; já o Corpo de Bombeiros fiscaliza as empresas que fornecem recargas e obriga que estas sejam credenciadas na corporação e que passem por uma rigorosa fiscalização de padrões de segurança e atendam a legislação estadual e federal de segurança contra Incêndios.
Já a Polícia Civil segue investigando os casos em sigilo.




