segunda-feira, 24 de agosto de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

ITAGUATINS: A partir desta segunda-feira, artesãos participarão de oficina em madeira e fibra

1
1 min de leitura

A Região do Bico do Papagaio também receberá capacitação em artesanato com o intuito de aprimorar o produto artesanal considerado promissor da região, que são peças em madeira e fibra. O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura por meio da Superintendência de Artesanato e consiste em duas etapas, a primeira etapa inicia nesta segunda-feira, 21, e se estende até a quinta-feira, 24, na cidade de Itaguatins e será ministrada pelo experiente designer Lars Diederichsen.

Segundo a Diretora de Artesanato da Secretaria da Cultura, Ivoneide Barreto, as oficinas pretendem contribuir para o crescimento do setor artesanal da região. “A Secretaria da Cultura entende que é preciso haver um investimento nessas artes manuais, de forma que capacite e implante novas técnicas para os artesãos fornecendo instrumentos que aprimorem seu produto e os tornem profissionais multiplicadores”, explicou Ivoneide.

De acordo com o consultor Diederichsen, será realizado uma avaliação e diagnóstico com o levantamento de técnicas utilizadas e produtos já produzidos na região de maneira a delinear o desenvolvimento da linha de produtos mediante a realidade local. “Realizaremos oficinas participativas levando em conta os valores culturais, regionais, bem como o saber-fazer dos artesãos locais”, explicou o designer.

A oficina visa capacitar cerca de 40 artesãos da região e serão realizadas durante os turnos matutinos e vespertinos durante quatro dias com aulas práticas e teóricas com duração de 32 horas.

Lars Diederichsen

Lars Diederichsen nasceu na Cidade do México em 1966. Após um curso técnico em madeira, entrou na FH Kiel no curso de desenho industrial, formando-se em 1991. Colaborou no studio Raul Barbieri em Milão, Itália. Após um período na Cidade do México, onde realizou projetos para várias empresas mexicanas, se estabelece no Brasil em 1993, fundando a Terra Design.

Trabalhou como consultor para várias instituições como o PNUD, Sebrae, Senac, Senai,

Fundação Cultural do Tocantins, entre outras. Trabalha com comunidades artesanais no Brasil desde 1996. É autor de dois livros sobre o tema design e artesanato e ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Planeta Casa de Responsabilidade Social em 2003 e 2007e o Marketing Best de Responsabilidade Social em 2004. Atualmente é presidente do Instituto Meio, onde coordena projetos de Geração de Renda em 20 estados brasileiros.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Luiz
Luiz
14 anos atrás

faltou convidar os ARTESÃOS da região do BICO para a capacitação. Ivoneide Barreto, é bom “reparar direito”.

História anterior

LUZINÓPOLIS: Câmara entrega relatório de CPI e promete cassar definitivamente prefeita

Próxima história

Araguatinense Filipe anuncia lançamento de CD para março de 2012‏