Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 17, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Pacientes fazem consultas para cirurgias do “Catarata Zero”

Noticias Relacionadas

Neste final de semana, os pacientes que necessitam de cirurgia de catarata na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, passaram pelos procedimentos pré-operatórios. Pacientes de Buriti, Carrasco Bonito e São Sebastião, também foram atendidos.

As consultas foram feitas na sede da Secretária Municipal de Saúde. As cirurgias são iniciativa da senadora Kátia Abreu, que por meio de emenda parlamentar criou o “Programa Tocantins – Catarata Zero”, que na primeira etapa vai realizar 1.400 cirurgias, nos municípios do Bico.

A princípio, as operações acontecerão na cidade de Tocantinópolis, e os pacientes serão levados pelas respectivas Secretarias Municipais de Saúde.

A coordenadora do “Catarata Zero”, Fátima Coelho, disse que a iniciativa pretende zerar a fila por cirurgia desse tipo no estado e melhorar a vida das pessoas que necessitam da intervenção. “O objetivo do programa é atender essa necessidade e aliviar os problemas das pessoas, que tem esperado até dois anos pela cirurgia. Ao todo, pretendemos atender mais de 6 mil pessoas em todo o estado”, contou.

O secretário municipal de Saúde de Araguatins, Natividade Alves Palma, explicou que a princípio com as cirurgias sendo peitas em Tocantinópolis, a Prefeitura de Araguatins, vai providenciar o translado dos pacientes até o local das cirurgias, sem custo para atendidos e seus acompanhantes. Os gestor disse ainda, que existe a expectativa para que na segunda etapa, as cirurgias já sejam feita em Araguatins.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias