O atual secretário em exercício da Juventude, André Campos, será efetivado no cargo pela governadora Roseana Sarney (PMDB). A nomeação de Campos deverá ser publicada na edição eletrônica do Diário Oficial, ainda não disponíveis na internet, mas o documento já foi assinado por Roseana. Com a decisão, o deputado Roberto Costa (PMDB), que chegou a ser nomeado para o posto, permanece na Assembleia Legislativa no próximo semestre.
André Campos foi adjunto de Roberto Costa na Secretaria de Esportes e Juventude no mandato passado de Roseana. Além dele, eram cotados o ex-secretário de Esportes, Souza Neto, e o também adjunto da Sejuv, Ruy Pires, que se manteve no posto. A garantia da atual estrutura é também uma vitória pessoal do próprio Roberto Costa, que mantém seu grupo no governo e ganha liberdade política para sua atuação no Legislativo estadual.
De São Paulo, onde está desde o início da semana, o deputado disse que não chegou a conversar com Roseana Sarney sobre a oficialização da Secretaria de Juventude, mas confirmou ter sido informado de que o ato de nomeação já havia sido encaminhado para assinatura.
O debate sobre a titularidade da Sejuv começou em janeiro. A governadora chegou a nomear Roberto Costa, que pediu para só assumir após a posse na Assembleia Legislativa. O envolvimento do deputado na disputa pela Mesa Diretora da Casa acabou adiando o processo. Em seguida, Costa passou a ser um dos articuladores do governo na Casa com relação à greve dos professores. Depois disso, ele atuou na polêmica do IPTU de São Luís e nas críticas ao abandono da cidade pelo prefeito João castelo (PSDB).
Com a atuação na Assembleia, Roseana chegou à conclusão de que o deputado peemedebista será mais útil para o governo na Casa, fortalecendo a bancada e articulando as ações do Executivo. André Campos deve ficar na Sejuv até, pelo menos, abril de 2012. (iMirante)




