A diversidade de manifestações artísticas com música, tradição e dança marcou a abertura da terceira etapa do Fórum Estadual da Cultura – Um novo olhar sobre a diversidade cultural do Estado, realizado no auditório do Sindicato Regional dos Trabalhadores Rurais, na última sexta-feira, dia 24, em Dianópolis, sudeste do Estado. O som da banda Municipal de Música, os passos precisos da Folia do Divino Espírito Santo de Dianópolis e ainda a dança tradicional e contagiante do grupo de Sússia “Caras e Raças”, sob o comando da Vó Camila (Matriarca da Comunidade Quilombola da cidade) abrilhantaram o início dos trabalhos, que contou com a presença da Secretária da Cultura, Kátia Rocha, e sua equipe de coordenadores e diretores da Secult, além do prefeito da cidade, José Salomão, do Secretário Municipal de Cultura, Jurimar Junior, e da Secretária de Educação, Graziela Póvoa.
Na ocasião, Kátia Rocha explanou sobre o objetivo do evento e ressaltou o ineditismo da ação. “Estamos aqui para ouvir vocês, saber quais são as expectativas e necessidades. O Fundo Estadual de Cultura será movimentado através de editais para atender as diversas manifestações culturais do Tocantins. É a primeira vez que a Secretaria de Cultura se desloca com sua estrutura e equipe para assistir e debater questões culturais de forma democrática, abrangendo as diversas regiões do Estado” disse Kátia.
Seguindo a programação das outras etapas, que ocorreram em Gurupi e Araguaína, o Fórum contou com uma palestra ministrada pelo Assessor de Arte e Cultura, Kaká Nogueira, sobre os Sistemas Nacional e Municipal de Cultura, e seguiu para a divisão dos grupos temáticos, onde diversos segmentos culturais debateram e propuseram ideias e planos para a região sudeste.
O evento contou ainda com apresentação de capoeira, forró pé de serra, grupo de dança no ritmo carimbó e intervenções de esquetes teatrais. O Fórum encerrou com a entrega do documento de trabalho de cada grupo setorial e um coquetel de confraternização. Nesta semana, nos dias 28 e 29, acontecerá a última etapa do Fórum, em Palmas. A abertura será na terça-feira (28), no auditório do Palácio Araguaia, às 19 horas, e a programação segue na quarta-feira (29), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.




