A equipe multiprofissional da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, no sudeste paraense, promoveu programação alusiva ao Dia das Mães com ênfase em ações educativas, visando alertar para a importância da prevenção de câncer, em especial o de ovário, o sétimo mais incidente no norte do Brasil e o terceiro em casos atendidos na Unacon, atrás apenas do câncer de colo de colo do útero e de mama.
A dona de casa Norlinda dos Santos, 44 anos, integra a estatística de mulheres que lutam contra o câncer de mama. Há dois anos ela faz tratamento na Unacon. Ao participar das comemorações, Norlinda parabenizou a unidade pela iniciativa de educar, repassar informações sobre o câncer e alertar para as medidas preventivas.
“De repente eu me deparei com essa doença. Mas, graças a Deus fui acolhida pela Unacon. Só tenho a agradecer por esse espaço de tratamento, pelos profissionais, pelo apoio. Aqui é tudo de primeiro mundo. Eu, como mãe, só tenho a agradecer também o apoio de minha família”, ressaltou Norlinda, que reside em Marabá e sempre vai às consultas acompanhada de familiares.
Oncologista da Unacon, Leandro Almeida Assunção destacou que o câncer de ovário é a principal causa de mortes de tumores ginecológicos no Brasil, devido à dificuldade de diagnóstico precoce. Geralmente, a doença é descoberta em estágio avançado, quando já atingiu outros órgãos. “É um câncer silencioso. Com sua evolução pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas, além de náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante”, explicou o médico, reiterando que ao verificar esses sinais a mulher deve procurar logo auxílio médico.
Estatística
Referência para tratamento de câncer no sudeste do Pará, a Unacon mantém atualmente 74 usuários em tratamento quimioterápico. Desses, 64 compareceram à unidade em abril para fazer tratamento. Em abril foram realizadas 214 consultas – 156 com oncologista clínico, 49 com cirurgião oncológico e nove com radioterapeuta, e ainda 56 atendimentos com fisioterapeuta, 16 no serviço de psicologia, 16 com nutricionista.
Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) mostram que o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura. Cerca de 3/4 dos casos são identificados em estágio avançado. A maioria dos tumores de ovário é de carcinomas epiteliais (câncer iniciado nas células da superfície do órgão), este o mais comum. Há também o tumor maligno de células germinativas (que dão origem aos ovócitos, chamados erroneamente de óvulos). A estimativa para 2018 é de 6.150 novos casos da doença.
A programação comemorativa ao Dia das Mães foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que ofereceu café da manhã a pacientes de câncer e outras doenças, preparado pelo Serviço de Nutrição da unidade. Ao final, houve uma celebração em nome da paz e da integração.
Serviço
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente, em Tucuruí. Mais informações pelos telefones (94) 3778-4928 e (94) 3778-4599. (Vera Rojas)




