Uma comissão organizadora ligada ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); Ruraltins, Rádio Sucesso FM, IFTO, Senar, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Incra, Sindicato Rural de Araguatins, Secretaria Municipal de Agricultura, Cooperbico e diversos presidentes de Associações dos Agricultores, definiram para o dia 09 de maio a data de realização da 1ª Feira Artesanal e Agropecuária de Araguatins (Fecuara). O evento acontecerá no espaço da Rádio Sucesso FM, com diversificada programações, além da comercialização de artesanatos e produtos hortifrutigranjeiros.
Segundo um dos conselheiros, do CMDRS representante do IFTO, professor Miguel Camargo da Silva,o projeto já vem sendo discutidos à mais de dois anos, pelas necessidades atuais da cadeia produtiva agropecuária, acesso à comercialização aos órgão públicos escolares por meio dos editais com rigorosas exigência da qualidade sanitária dos produtos, volumes de produção e constância de oferecimento dos produtos, acesso e escoamento dos produtos, organização das cadeias produtivas, fez com que culminasse com a criação do evento.
A Fecuara a princípio acontecerá mensalmente. Ficou também definido que a segunda edição acontecerá no dia 06 de junho. Durante esse período a comissão avaliará os eventos, para em seguida tomar a decisão sobre a periodicidade, ou seja, se acontecerá: mensalmente, quinzenalmente ou semanal.
Dentro da programação além da comercialização dos artesanatos e produtos hortifrutigranjeiros, estarão acontecendo: apresentação cultural, praça de alimentação, pula-pula, troca de informações técnicas e rodada de negócios.
Aos interessados agricultores que desejarem participar na comercialização deverão procurar os representantes: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ruraltins e Secretaria Municipal da Agricultura, para oficializar o seu cadastro.
Os artesãos interessados em expor produtos deverão procurar a Prefeitura Municipal e praça de alimentação e atividades culturais contatos deverão ser feito com Getúlio Carneiro, na rádio Sucesso FM.
A organização da Fecuara pretende inserir o evento no calendário de atividades do município.




