Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Profissionais do Bico passam por capacitação para o diagnóstico precoce da hanseníase

SAÚDE

Noticias Relacionadas

Augustinópolis, Axixá e Maurilândia participam, nos dias 07 a 09 de novembro, de capacitação em Prevenção de Incapacidades de Hanseníase. O evento é direcionado a fisioterapeutas e enfermeiros e faz parte de uma série de ações que Sesau está promovendo para ampliação do diagnóstico precoce e a quebra do ciclo de transmissão da doença.

A técnica da Assessoria de Hanseníase da SES, Suen Santos, explica que a Hanseníase é uma doença crônica de notificação compulsória e investigação obrigatória, causada pelo Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), que acomete a pele e os nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas e deformidades.

Ela reforça que os profissionais de saúde têm papel preponderante no controle e eliminação deste agravo. “Todos que se encontram engajados no atendimento ao paciente com hanseníase, devem estar preparados e atualizados tecnicamente para realizar um diagnóstico e tratamento precoces, evitando as deformidades decorrentes do processo saúde-doença”, disse a técnica, justificando a necessidade da capacitação que habilitará profissionais a atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em ações voltadas para ações de prevenção de incapacidade, avaliação do grau de incapacidade, vigilância de contatos e organização de serviço.

A capacitação acontecerá de 8h às 18h, no auditório térreo do Anexo I da Secretaria, na quadra 104 Norte, AV. NS 02, Lote 30, Edifício Lauro Knop. (Com informações de Lisane Braga)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias