A Academia de Polícia Civil do Tocantins (Acadepol), durante esta semana, está capacitando policiais civis lotados na Regional de Araguatins, através do projeto Academia Itinerante. Esta é a nona turma do projeto, que tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento intelectual, operacional e psicológico dos policiais civis, especialmente para que eles atuem com eficiência e eficácia em atendimento ao público.
Nesta etapa, o módulo dedicado a capacitação de operações Policiais: armamento e tiro, cumprimento de mandados de alto risco e técnicas de abordagem policial está sendo ministrado pelo coordenador de operações do Grupo de Operações Tático Especiais (GOTE), Ariston Ribeiro de Araújo. Já o módulo específico, que incluí Investigação e Inteligência Policial; Procedimentos de Polícia Judiciária, é ministrado pelo Delegado de Polícia, Vinicius Mendes.
Participam desta turma 32 alunos, entre agentes de polícia, delegados de polícia e escrivães de polícia. A capacitação da IX Turma de Araguatins termina no sábado, 05. Na próxima semana, a Academia Itinerante chegará a Tocantinópolis, com a turma X.
Sobre o Curso
A Academia de Polícia Civil Itinerante é fruto de um convênio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com o Ministério da Justiça, que disponibiliza um micro-ônibus adaptado para sala de aula e outro para consultório de atendimento.
Paralelamente ao curso de aperfeiçoamento profissional, é realizada uma ação voltada à saúde do policial, já que um dos enfoques do projeto é a melhoria na qualidade de vida dos policiais civis, nos âmbitos familiar, social e profissional. Esta será promovida pela Gerência Valorização do Policial Civil, que disponibilizará atendimento biopsicossocial aos policiais civis lotados na circunscrição da Regional, bem como aos respectivos familiares. (Ascom)





