Nesta quinta-feira, 6, o deputado estadual Rocha Miranda (PMDB), durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, usou a palavra para criticar a atuação de agentes de trânsito no Bico do Papagaio. O temor do parlamentar é que seja implantado na região o sistema de “indústria de multas”.
Claro que o trabalho de educação no trânsito, de esclarecimento e informação, são de considerável importância. Porém, o que temos visto em todo o Brasil, é esse trabalho se tornar em mera questão arrecadatória e isso não podemos aceitar no Bico”, disse Rocha Miranda ao webjornal Folha do Bico.
O deputado lembrou que é interessante nesse momento de crise que financeira, não atuar contra a própria sociedade e penalizar ainda mais o contribuinte. “Primeiro precisamos preparar as cidades, organizar a sinalização e esclarecer a população iniciando pelas escolas, sobre o que é, e como funciona o trânsito. A atuação dos agentes de maneira ostensiva só vai servir para penalizar trabalhadores que às vezes estão com sua moto de carregar leite, uma caminhonete de pequeno frete, uma mãe de família que está levando um filho para escola. Por todo o Brasil o que nós estamos vendo é isso. Porque o bandido é esperto, ele foge, burla essas fiscalizações, pois já é da índole dele. O pai ou mamãe de família é quem sempre acaba caindo nessas fiscalizações que agora devem se intensificar na região. Vejo com preocupação essa questão e no momento, sem as devidas medidas preventivas e orientativas eu não concordo”, comentou.
Foram destinados pelo Detran, seis agentes de trânsito, que atuarão em parceria com a Polícia Militar. Nesta quinta-feira, 6, aconteceu a cerimônia oficial de apresentação na 10ª Circunscrição de Trânsito de Araguatins (Ciretran).
A PM informou que inicialmente os agentes de Trânsito do Detran atuarão por meio de blitz educativa com objetivo de conscientizar os condutores de veículos automotores quanto a um trânsito mais seguro. Posteriormente os agentes fiscalizarão, aplicando os dispositivos conforme reza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).




