Para incentivar a economia local, gerar renda e diversificar a cultura, o vereador Djacy Pereira (PP), propôs na Câmara Municipal, que o prefeito Cláudio Santana (PMDB), crie por meio de Projeto de Lei, instituindo em Araguatins, a Festa do Abacaxi.
Para o parlamentar um evento dessa natureza seria uma das maneiras de estimular a geração de renda, dando maior visibilidade ao setor. Dejacy explicou que a produção da fruta no município tem aumentado ano pós ano, com o crescimento da área de plantio e vendas para outras regiões do país.
“A fruticultura é um dos caminhos mais diretos e possíveis para que Araguatins se transforme economicamente. Tenho a plena certeza que o abacaxi, assim como a suinocultura são grandes oportunidades para nossa gente. O abacaxi se adaptou perfeitamente a nossa região e com o fomento dessa cultura a tendência é que mais pessoas acreditem na capacidade do setor”, disse o parlamentar em entrevista ao webjornal Folha do Bico.

Ainda segundo Djacy, o grupo de pequenos agricultores que vem se destacando na produção da fruta, vem encontrando na produção do abacaxi uma maneira de obter boa renda, além de lucratividade satisfatória.
O parlamentar ainda explicou, que a ideia não é um evento com bandas e gastos que onerem o poder público e desvirtue o propósito, mas que tenha como foco as questões culturais, de produção e comercialização, além de orientação, cursos e palestras. “Nossa proposta é que seja algo mais cultural e que ofereça oportunidade de conhecimento e comercialização”, finalizou o vereador.




