Araguaína é a primeira cidade do Estado a receber as ações da força-tarefa contra a dengue. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira, 28, pelo Bairro São João. No local estão sendo vistoriadas mais de cinco mil residências, 600 imóveis comerciais e 59 terrenos baldios com o objetivo de eliminar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue.
A força-tarefa é uma ação conjunta da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, Semuns – Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína e o Exército. “A dengue é uma doença de fácil prevenção, por isso não podemos admitir que pessoas ainda morram por causa dela. A prevenção é a melhor forma de evitarmos estas mortes e prevenção se faz com mobilização social e educação. É isso que pretendemos com essa ação”, diz o secretário de Estado da Saúde, Arnaldo Alves Nunes.
“Nessa ação temos vários parceiros institucionais, mas nossa maior parceria é com a comunidade”, avalia o secretário da Saúde de Araguaína, Eduardo Medrado.
Para aqueles moradores que queiram limpar seus quintais, a prefeitura está disponibilizando máquinas pesadas para coleta de galhadas e entulhos.
Essa ação será estendida para os municípios de Palmas, Gurupi e Paraíso, que juntamente com Araguaína são os responsáveis por mais de 50% dos casos de dengue no Tocantins.




