Na ordem de importância dos cargos no município de Araguatins o de diretora regional de ensino só é menor que os cargos de prefeito, vereador e juiz. Daí sempre há muita especulação quando vaza a informação de substituição no cargo. Sempre é assim. Mas no episodio de indicação da professora Ulissevânia Sales da Silva para o posto de diretora regional de ensino foi diferente de todas as outras vezes.
O principal responsável pela escolha e indicação de Ulissevania foi o deputado estadual Amélio Cayres (PR). A indicação coube ao deputado por um motivo mais que justo, ele é o deputado mais votado nos municípios que compõem a Diretora Regional de Ensino de Araguatins (DRE). Portanto coube a ele apresentar um nome para ocupar o cargo.
Só que diferente de todas as outras indicações feitas no passado, Amélio Cayres mostrou grandeza, humildade e espírito de liderança, e, ao invés de apenas apresentar qualquer nome de sua escolha, ele adotou três critérios para fazer a indicação: capacidade técnica, diálogo com as lideranças e que a indicação fosse alguém de Araguatins.
Antes de apresentar o nome de Ulissevânia ao governador Siqueira Campos, o deputado Amélio Cayres procurou todos os grupos políticos de Araguatins para apresentar o nome e buscar sugestões. Mostrou estar aberto à Araguatins, pois a indicação cabia à ele, não tendo obrigação alguma de buscar dialogo, mesmo assim o fez, demonstrando um gesto de humildade. É importante salientar que o único grupo contrário a indicação de Ulissevânia foi o “Grupo da Elite”.
Ao de escolher um nome de Araguatins para o cargo. E assim o fez, apontou uma professora legitimamente araguatinense que fez toda sua carreira de magistério trabalhando no município de Araguatins e se esforçando muito para estuda e conseguir sua graduação.
Agora o mais importante de tudo é quando se analisa o perfil da indicação feita por Amélio Cayres. Ele escolheu uma professora que estudou toda vida em escola pública como a maioria do povo do Bico do Papagaio, filha de família humilde, sem envolvimentos políticos, e, quem conhece a história de vida de Ulissevânia sabe o quanto ela deu duro pra chegar onde chegou, não foi apenas obra do acaso. Também há de se ressaltar a coragem de indicar uma pessoa tão jovem para o cargo, Ulissevânia é a diretora de ensino mais jovem já indicada para o cargo, isso mostra habilidade e senso de oportunidade oferecida a um jovem.
Existem uma serie de nomes que também poderiam ocupar o cargo de diretor de ensino em Araguatins, afinal de contas a Araguatins de hoje é diferente da Araguatins de ontem. Hoje existem dezenas de pessoas capacitas que também poderiam ocupar o posto, mas só existe uma vaga e Ulissevânia sem dúvidas representa a juventude, o magistério e as famílias humildes de Araguatins que receberam uma oportunidade para mostrar com trabalho, que estudar e ser honesto produz bons frutos.




