O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins inicia nesta segunda-feira (16), uma capacitação em boas práticas de fabricação e beneficiamento de pescado para pescadores, barraqueiros de praia e trabalhadores de restaurantes de Itaguatins, município localizado a 585 km de Palmas.
O curso, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), terá uma carga horária de 32 horas, visando capacitar os participantes na elaboração de pratos e cortes especiais à base de peixes nativos da região.
De acordo com a bióloga do Ruraltins e facilitadora do curso, Cássia Sobreira, os participantes serão orientados quanto aos cuidados durante a preparação e manuseio dos alimentos. “Com essas informações queremos mostrar a importância e a responsabilidade de se fabricar um alimento seguro para o consumo”, frisou a bióloga.
Ainda de acordo com Cássia Sobreira, o curso contará com aulas teóricas e práticas, onde os participantes irão elaborar pratos como o escondidinho, filé de peixe a rolê, panquecas, hambúrguer de peixe, tapioca com recheio de peixe, arroz com peixe, palitinhos de peixe empanados, cuscuz, farofa caldo, pirão, dentre outros.
A capacitação termina na sexta-feira (20), com a participação de 15 pessoas.




