terça-feira, 25 de agosto de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

54 mil eleitores podem ter título cancelado após 4 de maio no MA

1 min de leitura

No Maranhão, o total de eleitores que não votaram ou justificaram ausência nas últimas eleições é de 54 mil. O prazo para justificar ausência nas últimas três eleições termina no dia até 4 de maio. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 9, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

A relação de títulos passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados, mas o eleitor também pode verificar se o documento está sujeito ao cancelamento no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na coluna “Serviços ao eleitor”, link “Situação eleitoral”.

Em São Luís e mais oito municípios que passaram pelo recadastramento biométrico em 2013 e 2014, não existem eleitores passíveis de terem seus títulos cancelados.

O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implica o cancelamento automático do título de eleitor após 4 de maio.

Para justificar ausência, o eleitor deve portar documento oficial com foto, título, comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

Problemas
Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Entenda
Se um eleitor deixa de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, podem ser computadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Apenas não são contabilizadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não são identificados nas relações de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso também se enquadra no cancelamento.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Governo realiza curso para implantar SIM em municípios tocantinenses

Próxima história

Com incentivo fiscal, municípios avançam em ações de preservação do meio ambiente