Policiais civis recuperaram, no último sábado, 26, na cidade de Placas, oeste do Pará, uma caminhonete L-200 Triton, ano 2009, placa NEM 0194, furtada no final do ano passado em Macapá, capital do Amapá. A ocorrência do furto foi registrada em 7 de dezembro de 2012, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP Pacoval), no Amapá, pelo proprietário do veículo, Jesus Nazareno Ferreira dos Santos. Após o furto, o carro foi levado para Belém, via porto de Santana. A caminhonete foi encontrada por amigos da vítima, residentes em Belém, que informaram a polícia sobre a presença de um veículo com as mesmas características transitando pelos bairros do Marco, Bengui e Terra Firme.
De acordo com o delegado Ariosnaldo Vital Filho, titular da Delegacia de Rurópolis, com juridição também em Placas, a equipe de investigadores da unidade faz levantamentos constantes na região sobre a venda de veículos automotores com registro de furto e roubos. “Alertamos a população para que tome cautela no momento de adquirir um veículo. É importante que as pessoas procurem se informar sobre sua procedência e averiguar a idoneidade de quem o vende”, orienta.
Após tomar conhecimento, por meio de um despachante, no município de Uruará, de que havia um registro de furto sobre o veículo, o comerciante Jan Ferreira, que mora em Placas, procurou a Delegacia para comunicar sua suspeita de o veículo seria irregular. As informações apuradas foram de que o carro havia sido comprado há três meses na cidade de Imperatriz (MA), de um indivíduo conhecido apenas como “G”, pelo valor R$ 23 mil e mais uma caminhonete Chevrolet, modelo Captiva.
O delegado encaminhou o carro para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, regional de Santarém, cuja perícia veicular realizada não constatou vestígios de adulteração. Depois, já na Delegacia de Rurópolis, o advogado e do dono do veículo, munido de procuração pública, esteve na Delegacia de Rurópolis, para receber o veículo e prestar demais esclarecimentos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Todas as informações levantadas no inquérito serão encaminhadas para a Polícia Civil do Estado do Maranhão, haja vista que a receptação do veículo aconteceu nesse Estado. (Walrimar Santos)




