A Justiça afastou novamente Arthur Brito (PV) do cargo de prefeito de Tucuruí, na região de Carajás, estado do Pará. Esta é a terceira vez que Brito é afastado desde que assumiu após assassinato do prefeito Jones William (MDB). Em abril, ele havia retornado ao cargo por determinação judicial. A decisão do juiz titular da 1ª Vara Cível e Empresarial de Tucuruí, Thiado Cendes Escórcio, determina que o presidente da Câmara de Vereadores, Bena Navegantes, assuma a gestão.
A determinação veio após pedido de liminar do Ministério Público do Pará (MPPA). O órgão iniciou nova ação civil pública para investigar suspeitas de ato de improbidade administrativa contra o prefeito novamente afastado.
Brito assumiu o cargo quando o titular, Jones William, foi assassinado. Desde então, ele foi afastado do cargo duas vezes – uma em novembro de 2017 e cassado pela Câmara em março. O Tribunal de Justiça, em decisão de segundo grau, determinou o retorno do prefeito afastado ao cargo e uma eleição suplementar, prevista para 3 de junho, foi cancelada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.




