Se quiser inaugurar o trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul até o final deste ano, o governo Lula terá de pisar no acelerador. O 10º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado na quarta-feira pelo próprio governo federal, mostra que não foi alcançada sequer a metade da meta de execução das obras, estabelecida para 30 de abril .
Segundo o levantamento foram realizados 19% dos serviços do trecho Palmas – Uruaçu (GO), quando a meta era 45%. Já entre Uruaçu e Anápolis (GO), as obras atingiram 28%, quando a previsão era 59%. As metas foram estabelecidas no balanço de três anos do PAC, divulgado em fevereiro.
Embora aliados de Lula em Goiás, repitam que as obras serão concluídas até dezembro, os balanços do governo federal mostram que a execução caminhou a passos lentos nos quatro primeiros meses do ano. Até fevereiro, haviam 16% de execução no trecho Palmas-Uruaçu e 26% entre Uruaçu e Anápolis. No primeiro caso, o avanço foi de três pontos porcentuais. No segundo, dois.
O balanço mostra que a execução do trecho Norte da ferrovia também ficou abaixo da meta. Em fevereiro, as obras entre Guaraí e Palmas era de 44% e a meta estabelecida para 30 de abril foi de 80%. No levantamento, o trecho aparece com 59% de execução. Todos os demais trechos já foram concluídos. A previsão é entregar as obras do trecho Norte – Açailândia (MA) a Palmas – em 30 de agosto. (Fabiana Pulcineli – O Popular)




