A valorização das manifestações culturais é uma das marcas de São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio. O município conhecido internacionalmente como o berço das lutas e tradições de quebradeiras de coco babaçu, também cultiva a riqueza das músicas, danças, artesanato, literatura e artes visuais do povo nortista.
O resgate e fomento à cultura local ganham mais um reforço com a publicação do resultado final do Edital nº 03/2024, que trata da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). “Os proponentes dos projetos aprovados já apresentaram portfólio de atividades no ato da inscrição e nossa equipe fez a vistoria com as visitas para comprovação das atividades. O próximo passo é a assinatura do termo de compromisso e o recebimento da primeira etapa do prêmio, previstos para este mês”, informa o prefeito Alberto Moreira.
Conforme comunicado da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude, Cultura, Turismo e Lazer, o objetivo da iniciativa é premiar os agentes culturais que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do município.
Nesta primeira etapa foram selecionados 35 artistas em seis categorias: Artesanato; Música; Cultura Popular; Livros Publicados; Artes visuais e Escritores de Poesia, totalizando um investimento de R$ 73.000,00 (setenta e três mil reais). “São 14 Artesões, 11 músicos, 5 grupos da cultura popular, 1 escritor com livros publicados, 2 artistas visuais e 2 escritores de poesia”, detalha Diana Veloso, titular da pasta.
Os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc são voltados exclusivamente ao setor cultural e visam incentivar os fazedores de cultura na produção individual ou coletiva que contribua com a valorização da identidade regional. (Da Assessoria)