O governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, promove ações para que os agricultores familiares tenham subsídios visando o fortalecimento e desenvolvimento desta classe, responsável pela produção de quase 80% dos alimentos consumidos pelos tocantinenses.
No Bico do Papagaio as atividades se iniciam na quarta-feira, 26, em Esperantina com o minicurso sobre a cultura da melancia em várzeas e na quinta-feira, 27, será realizado o intercâmbio com jovens agricultores familiares sobre manejo de pastagem em Araguatins.
As ações executadas pelo Ruraltins têm a participação estimada de 15 agricultores familiares em cada evento e são realizadas em locais estratégicos para facilitar a participação do público alvo. “Nossas atividades são todas voltadas para o desenvolvimento de capacidades buscando o crescimento econômico baseado na cultura e criação já trabalhadas pelos agricultores familiares em cada região”, diz o presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior. (Bárbara Vasconcelos)