
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nomeou nesta terça-feira (27) Reginaldo de Menezes Brito como novo secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). A nomeação foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. Brito ocupava até então o cargo de secretário-executivo na Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO).
A Seciju é o órgão responsável por coordenar políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos, cidadania, e pela gestão dos sistemas penitenciário e socioeducativo no Tocantins. Com a nomeação, o governo aposta em um perfil técnico e com experiência no setor de segurança para conduzir uma pasta central na garantia de direitos e na administração do sistema de justiça do estado.
Natural de Itaguatins, Reginaldo Brito é formado em Direito e tem vasta trajetória no serviço público. Iniciou sua carreira nas Forças Armadas e ingressou na Polícia Civil do Tocantins em 1989, onde atuou como delegado em diversas unidades, além de ter exercido a função de Delegado-Geral da corporação. Ele também é 1º Tenente da Reserva da Polícia Militar do Tocantins.
Ao longo da carreira, Brito acumulou experiências em gestão, formação de novos agentes de segurança e na condução de políticas institucionais. No âmbito acadêmico, lecionou disciplinas como Prática Policial e Deontologia Policial na Escola Superior da Polícia Civil, contribuindo com a capacitação de profissionais da área.