Combater as mudanças climáticas, promovendo sequestro de CO2 da atmosfera e consequentemente diminuir a intensificação do efeito estufa. Estes sãos os objetivos do projeto Cidades Verdes, criado pela Secretaria das Cidades, que entrará em execução no próximo mês e distribuirá mudas para que os municípios façam o reflorestamento de áreas degradas, principalmente dentro das Áreas de Preservação Permanente (APP’s).
A informação foi dada pelo secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Sandoval Cardoso, na manhã desta quinta-feira, 24. “O Cidades Verdes vem com o intuito de proporcionar o reflorestamento dentro dos municípios, através do plantio de mudas de árvores nativas da região e, neste primeiro momento, faremos na região do Bico do Papagaio”, afirmou o secretário, acrescentando que “a preocupação com a preservação ambiental é uma questão mundial e estamos dando a nossa contribuição reflorestando as áreas degradadas dentro das APPs”, destacou.
Cerca de 90 mil mudas que compreendem a primeira fase do projeto serão entregues aos municípios. A utilização da vegetação prioritariamente nativa de árvores e arbustos e flores do cerrado a serem plantados com equilíbrio, porém com variação de espécies para calçadas, gramas, arbustos e flores nas praças, canteiros das vias e áreas verdes, aproveitando as plantas já existentes e mantidas nas áreas, atendendo uma expectativa cultural regional e geográfica que ao mesmo tempo venha favorecer a permeabilidade, ornamentação (beleza) fácil manutenção (necessidade de pouca água), menores serviços de limpeza, e que não prejudique as obras físicas e de estrutura e atenue os conflitos da disputa de espaços entre as redes aéreas e subterrâneas dos serviços públicos.
Ao todo 25 municípios do Bico do Papagaio serão contemplados: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Tocantinópolis, Axixá do Tocantins, Nazaré, Riachinho, Sítio Novo do Tocantins e Sampaio.




