Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presença do Estado em Serra Pelada reafirma compromisso do interventor da COOMIGASP com a classe garimpeira

Noticias Relacionadas

DSC_5484

No último sábado, 23 de novembro, o interventor da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), Marcos Alexandre Mendes fez a segunda visita oficial ao projeto da Nova Serra Pelada, no município de Curionópolis.

Desta vez a ida até a vila dos garimpeiros, onde na década de 1980 funcionou o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo, foi acompanhada de secretários do governo do Pará. David Leal, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM); Heitor Pinheiro, secretário de Estado de Assistência Social (SEAS), e José Colares, secretário de Meio Ambiente (Sema), fizeram parte da comitiva. Representantes do Ministério Público do Pará e o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Pará, João Bosco, também acompanharam a o interventor Marcos Alexandre.

Antes se seguirem para Serra Pelada uma reunião aconteceu em Curionópolis, onde principalmente garimpeiros da região ouviram da comitiva o objetivo da visita.

A chegada em Serra Pelada foi por volta de meio dia e nem mesmo a chuva forte tirou o ânimo de centenas de garimpeiros que aguardavam ansiosos a chegada do interventor e da comitiva na sede da COOMIGASP.

Após os discursos das autoridades foi a vez dos garimpeiros apresentarem para a comitiva seus anseios em relação ao projeto da Nova Serra Pelada e os problemas sociais enfrentados pela comunidade, como melhor assistência nas áreas de sáude, educação e saneamento básico.

Heitor Pinheiro, da SEAS, disse que o Governo do Pará fará ações imediatas na comunidade. “Precisamos melhorar o atendimento em saúde e na educação com urgência. Para isso uma equipe do Governo vai ficar alguns dias aqui em Serra Pelada para gerar um relatório de todas as demandas”, ressaltou o secretário. Os garimpeiros ficaram contentes com a presença da comitiva e prometeram cobrar do Estado melhorias nos serviços públicos na comunidade.

Após a conversa com os garimpeiros a comitiva foi conhecer as instalações da Mineradora Colossus que vai explorar mina de ouro de forma mecanizada em Serra Pelada.

“Essa visita mostra o compromisso que temos com a classe garimpeira que há mais de 30 anos espera uma mudança de vida e essa mudança começa agora. O Estado precisa assistir essa população que por muito tempo esteve esquecida”, disse o interventor da COOMIGASP, Marcos Alexandre Mendes. (Mara Góes)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias